fbpx
xnxx
Fotografia Review

Vamos falar sobre filtros Vamos falar sobre alguns filtros, suas vantagens e desvantagens

Canon Distribuidora Oficial

No último post, expliquei como podemos fazer uma longa exposição sem uso de filtros de densidade neutra e hoje vamos falar um pouco sobre eles e alguns outros.

Os filtros de densidade neutra funcionam como óculos escuros para a câmera. Há situações em que precisamos bloquear a luz que chega ao sensor/filme e não podemos mais alterar as configurações da câmera e/ou objetiva, como por exemplo, para fazer uma longa exposição durante o dia, em que nem mesmo em f/22 e ISO 50 conseguiríamos chegar perto de 1s, ou quando precisamos usar uma abertura como f/1.2 e não podemos diminuir a velocidade do obturador.

Sempre que possível, eu utilizo eles para conseguir uma exposição mais longa, por volta de 30 segundos a um minuto e uso o modo de empilhamento para conseguir uma exposição longuíssima sem ruído. Sempre tenho na mala um filtro de 6 e outro de 10 stops.

Esses filtros de densidade neutra, podem vir em dois formatos: circulares ou quadrados.

filtros

Os circulares são mais comuns e muito mais práticos e compactos. Basta rosquear na frente da objetiva. Um ponto negativo é que costumam causar um pouco mais de vinheta, e dependendo da combinação filtro/objetiva, pode ter vinheta devido ao ângulo de visão da objetiva e da espessura do filtro, por isso sempre recomendo usar os filtros slim. Outro ponto negativo desses filtros é a compatibilidade com objetivas. No caso de objetivas com elemento frontal convexo, o uso de filtros circulares fica quase inviável.

Existem alguns adaptadores que permitem usar filtros circulares, mas para não causar vinheta, são usados filtros de 145mm ou maiores.

Os filtros quadrados, por outro lado envolvem gastos maiores e mais tempo para montar o sistema. Normalmente consiste de um filter holder, que basicamente é um adaptador que permite que os filtros fiquem acoplados à objetiva.

objetiva

Os filtros podem variar de tamanho dependendo do sistema escolhido. Eu utilizo um sistema 100x100mm, mas existe um sistema maior, que permite o uso em objetivas com elemento frontal convexo, de 150x150mm.

Esses filtros costumam ter menos vinheta que os circulares, porém são mais inconvenientes de carregar, devido ao tamanho. E também, mais demorados de montar, como mostro no vídeo.

Além dos filtros de densidade neutra, temos os polarizadores, que também podem ser usados para bloquear de um a dois stops de luz.

Esses filtros podem ser usados para bloquear a luz polarizada, diminuindo os reflexos em superfícies não metálicas.

filtro

Outro filtro que uso, é o filtro infravermelho. Eu considero ele um filtro de efeito. Ele funciona cortando boa parte da luz visível, permitindo a passagem de luz infravermelha que, dependendo do tratamento, trás cores bem diferentes às fotos.

Um filtro que utilizo somente em último caso, é o filtro UV. Utilizo ele apenas para proteger o elemento frontal.

Esses filtros são um pouco difíceis de achar nas lojas. Se vocês precisarem de algum em específico, entrem em contato com o pessoal da Seegma.

Até a próxima!

Instagram: https://www.instagram.com/tiago_tagawa/

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Tiago Tagawa

Tiago Tagawa

Tiago Tagawa é formado em Tecnologia em Mecatrônica e Técnico em Química. Fez cursos livres de fotografia e hoje atua como fotógrafo autoral e de arquitetura, focando principalmente em técnicas de longa exposição e infravermelho.