fbpx
xnxx
Streaming Uncategorized

Streaming de Guerrilha: Como fazer streaming sem placa de captura? com recursos NDI e rede podemos fazer streaming de baixíssimo custo

Canon Distribuidora Oficial

Streaming de Guerrilha: Como fazer streaming sem placa de captura?

Desde os primórdios do streaming, necessitou-se sempre de uma placa de captura para digitalizar o sinal de vídeo para o computador.

A necessidade de uma placa de captura foi parcialmente suprida pelos Encoders modernos, como os Aja, Matrox, Cerevo e outros.

Porém a grande novidade para os que necessitam fazer streaming e não dispõe de verba para aquisição de encoders, nem pretende enfrentar os inconvenientes da utilização das placas de captura, foi a criação do NDI  pela Newtek.

NDI, de Network Device Interface, é o protocolo gratuito que a Newtek desenvolveu para o mercado de vídeo.

Através do NDI, podemos ligar vários computadores em rede e cada um pode visualizar o desktop do outro, incluindo vídeos.

Este protocolo foi criado a partir do antigo recurso  IVGA da Newtek, até então só utilizado pelos afortunados possuidores do Tricaster.

Agora com o protocolo disponibilizado para o mercado, a turma do streaming de Guerrilha já pode fazer suas transmissões, apenas utilizando o software gratuito OBS e o protocolo NDI, para conectar vários computadores e disponibilizar a tela de cada um deles em sua transmissão.

Desta forma, uma apresentação de Powerpoint de um computador, um vídeo do youtube de outro, juntamente com a Webcam de um laptop, podem ser facilmente utilizados em uma transmissão.

Isso sim é streaming de guerrilha!

Abaixo um pequeno vídeo com o procedimento de utilização do NDI com OBS.

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.