fbpx
Cotidiano Audiovisual

Produção de vídeo na vertical: moda ou tendência?

Canon Distribuidora Oficial

Vídeo na vertical. Que o mercado está em constante mudança, isso é um fato. Mas algumas mudanças sempre acabam por ser mais polêmicas que as outras – afinal, quem imaginava que, em 2018, vídeos produzidos na vertical se tornariam uma tendência de mercado?

Cada vez mais marcas e empresas estão explorando esse mercado, com a intenção de atingir a aquela parte da população que utiliza mais dispositivos mobiles. A produção de conteúdo na vertical, que antes era praticamente resumida ao uso de fashion films em vitrines de lojas, hoje engloba desde produções de vídeo-clipes até cinema – com a existência, inclusive, de um festival dedicado totalmente a isso, o Vertical Film Festival, cuja terceira edição acontece esse ano.

A popularização de vídeos nesse formato se deu, em boa parte, por conta de aplicativos como Snapchat e Instagram, que com a inclusão da função Stories acabou por dominar boa parte desse mercado – especialmente entre o público mais jovem. O Youtube, a maior plataforma de vídeo online do mundo, não ficou atrás e passou a dar suporte para que vídeos gravados na vertical também sejam reproduzidos na vertical em tela cheia caso o usuário esteja em seu app mobile – coisa que a Netflix também anunciou recentemente.

De olho nessa nova demanda, alguns fabricantes estão começando a se mexer: a ARRI anunciou, durante a CineGear 2018, o SAB-2, que permite a montagem da Alexa Mini (desde que esteja com os plates MAP-1 ou MAP-2) na vertical, assim o usuário pode utilizar o sensor da câmera em sua totalidade; a Canon, nesse sentido, anunciou que o WiFi mais atual das suas mirrorless e DSLR é mais “mobile friendly”, com a capacidade de transferir vídeos curtos através do aplicativo Canon Camera Connect – possibilitando que você grave vídeos em sua câmera e transfira para o seu celular independentemente de onde esteja, para então republicar em uma plataforma como o Instagram.

Isso significa que todo e qualquer vídeo deva ser gravado na vertical? A resposta é um absoluto não. Mas, assim como na fotografia, em que temos diferentes orientações, esse é um caminho natural para o vídeo. Independente da sua preferência, o fato é que vídeo na vertical já é uma realidade – que se tornará cada vez mais popular.

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!