fbpx
xnxx
Atem Blackmagic

Afinal: O Atem trabalha com vinhetas ao vivo ou não ? Tem gente que afirma ser impossível !

Blackmagic 2 anos

Afinal: O Atem trabalha com vinhetas ao vivo ou não ?

 

A mais nova polêmica de quem ainda não conhece profundamente todos os modelos do Atem da Blackmagic é:

O Atem consegue dar play em vinhetas ao vivo ?

A maioria das pessoas que fazem esta pergunta normalmente se referem ao modelo mais popular da Blackmagic, ou  seja, o Atem Television Studio HD.  Há modelos superiores  (linha ME) que  possuem 02 Media Players que armazenam sequencias de PNG / TGA, e desta forma podem fazer animações em movimento sem o menor esforço; mas e no Atem Television que não tem este recurso ?

O Atem Television Studio HD, possui um banco de memória para 20 posições de G.C. e possui 02 canais de DSK que, como a grande maioria dos switchers existentes, consegue colocar duas camadas de g.c. still através dos DSK.

Entretanto há também uma camada de Upstream com a qual, já mostramos em matérias anteriores, que pode animar um G.C. recortado em luma facilmente, bastando programar os recursos de keyframe.

Para este modelo (como na maioria dos switchers profissionais) é possível também se integrar a um equipamento de geração de caracteres e receber Fill e Key , podendo produzir dezenas de layers e efeitos de animação.

A maneira mais prática e acessível de se trabalhar com animações é exatamente via upstream, recortando em luma ou chroma, qualquer vinheta recebida em um de seus inputs.

Pode recortar animações feitas em 3D, ou em After, exportadas em mov em qualquer um de seus inputs;  até mesmo utilizarmos softwares como o Propresenter (muito utilizado por igrejas), para recortar caracteres, e animações.

Neste blog temos outras matérias tratando do tema, inclusive mostrando a automatização de outro produto da Blackmagic, o Hyperdeck, sendo controlado pelo Atem para executar vinhetas.

No vídeo abaixo mostramos como recortar em chroma uma vinheta recebida através do input HDMI do Atem Television Studio HD.

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.