fbpx
xnxx
Panasonic

Como utilizar SCNE FILES nas câmeras Panasonic

Canon Distribuidora Oficial

Como utilizar SCNE FILES nas câmeras Panasonic
scenefile 3
Para os usuários de câmeras Panasonic, também é possível trabalhar customizar as imagens via SCENE FILES.  As câmeras já vem  com 6 opções , mas o interessante é que podemos customizá-los e deixá-los com o look que mais nos agrada.
Há uma série de parâmetros para serem alterados , e a dica é alterá-los com cautela , para entender exatamente o que cada item faz exatamente.
Para este post , usarei a Panasonic AG-AC90 como exemplo e, muita coisa descrita aqui pode ser utilizada nos outros modelos Panasonic  como a AG- AC130, AG-AC160, HPX-250, HPX-255 e outras, muito embora haja diferenças entre estas câmeras, que devem ser observadas.
Em breve lançaremos posts para os demais modelos :
Os parâmetros que podem ser acessados são  :  Detail, Knee, Gamma, DRS, Detail Coring, Skin tone dtl, Chroma level , phase , matrix , color temp e máster pedestal.
Primeiro vamos detalhar os scene files que já vem gravados na câmera :
 

SCENE 1 Este e o “flat” da câmera, para gravação normal em HD, com gamma HD normal e demais valores como “padrão”.
SCENE 2 Este profile , foi desenvolvido para gravação interior, sob lâmpadas fluorescentes.  Com color matrix setada para Fluo, que faz a compensação de cores , quando a câmera é utilizada nestas condições.
SCENE 3 Procura maximizar a resolução, níveis de cor e contraste, deixando a imagem mais brilhante e com cores mais realçadas.
SCENE 4 Este setting ampia o contraste das partes escuras da imagem e é recomendado para takes onde há partes claras e escuras juntas. É o mais indicado para quem trabalha em eventos sociais  (adiante mostrarei um vídeo programando um scene file , tomando este SCENE 4  como base).
 
SCENE 5 É um “cinelike”  com contraste acentuado.
SCENE 6 Este “cinelike” dá êntase no range dinâmico , desta forma consegue-se com mais facilidade nos softwares de edição / correção de cor manter as informações de highlight  e shadows , para permitir que as correções sejam feitas mais facilmente.
* A orientação da Panasonic , pra quando utilizar este profile , é manter a íris  a  ½  do seu nível normal de exposição (desta forma o range dinâmico será sempre priorizado na gravação.

 
 
Para utilizar os SCENE files é recomendado trabalhar  com a câmera no modo manual.
Acesse o menu ,   opção  [CUSTOMIZE SCENE] , selecione  SCENE FILE , depois escolha entre o SCENE 1 ao SCENE 6.
Abaixo  um exemplo de scene file , tomando como base o SCENE 4, com pequenas alterações.
 

DETAIL LEVEL 0
V DETAIL LEVEL 0
DETAIL CORING 0
CHROMA LEVEL +3
CHROMA PHASE 0
COLOR TEMP Ach 0
COLOR TEMP Bch 0
MASTER PEDESTAL 0
A.  IRIS LEVEL 0
DRS Off
GAMMA High
KNEE Auto
MATRIX Norm1
SKIN TONE DETAIL Auto

 
Os SCENE FILES Panasonic são muito semelhantes na forma de programação e resultados.
 
 
 
 
 

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

  • Seegma Cursos