fbpx
xnxx
Lightroom

Atualização do Lightroom e o que mudou Na primeira semana de abril, foi lançado uma nova atualização da Adobe que beneficiará usuários do Photoshop e Lightroom.

Canon Distribuidora Oficial

A primeira e mais importante foi a mudança do perfil de cor, que irei discutir mais à frente. Segundo foi a mudança do slide de “Desembaçar”, agora localizado no quadro de ajustes básicos, facilitando seu acesso. Ele funciona de modo semelhante a slide de contraste, mas de modo inteligente afetando mais as altas luzes. Outra atualização que facilitou o fluxo de trabalho, é a possibilidade de visualizar os presets antes de aplicá-los. E como esperado, correção de bugs e aumento na velocidade de importação e exportação de arquivos.

Agora vamos falar sobre esse “novo ajuste”: perfil de cor. Antes ele ficava localizado na última tabela junto com calibração, meio escondido e poucos usavam. Agora ele é o primeiro item na tabela de ajustes básicos. Parece que a Adobe deu importância para ele e creio que será bastante usado.

Para entender como ele funciona, precisamos primeiramente saber que os arquivos RAW não são possíveis de serem visualizados. Para que seja possível visualizar as fotos, o software interpreta essas informações e renderiza a imagem de acordo com um perfil de cor que servirá de ponto de partida para o tratamento. O perfil pode ser comparado com trocar o tipo de filme.

Por exemplo, uma foto com o slide de contraste em 0 e um perfil de alto contraste terá mais contraste que a mesma foto com o slide de contraste em 0 e um perfil de baixo contraste. O perfil será o ponto de partida para os ajustes, o que aumenta as possibilidades e o aproveitamento do arquivo.

Dentre esses perfis temos sete variações da adobe: cor, monocromático, neutro, padrão, paisagem, retrato e vívido. Seis legacy, que correspondem aos perfis antigos. 45 perfis criativos e os perfis disponíveis na câmera. Lembrando os perfis das fotos antigas não serão alterados.

Esses perfis atuam de forma semelhante a um preset, porém não alteram nenhum ajuste na imagem. Funcionam como uma camada em cima dos ajustes, incluindo ainda um controle de opacidade, semelhante ao que temos no Photoshop. Dessa forma, não há mais a necessidade de criar vários com intensidades diferentes. Além disso, como o perfil não altera os ajustes da foto, é possível aplicar um preset também. Esses perfis tem um grande potencial de substituir os presets e facilitar o fluxo de trabalho, uma vez que com os presets, por alterar os ajustes, temos que procurar qual deles será necessário alterar quando não conseguimos o resultado desejado.

Todas essas alterações que falei, são válidas também no Adobe Camera RAW, e por ele podemos criar novos perfis de cor, que serão carregados automaticamente para o Lightroom, após ser reiniciado.

E pra vocês? Estão sendo úteis essas atualizações? Mudou muito o fluxo de trabalho?

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Tiago Tagawa

Tiago Tagawa

Tiago Tagawa é formado em Tecnologia em Mecatrônica e Técnico em Química. Fez cursos livres de fotografia e hoje atua como fotógrafo autoral e de arquitetura, focando principalmente em técnicas de longa exposição e infravermelho.