fbpx
Fotografia

5 dicas sobre Fotometria – aula grátis Dominar a luz é fundamental na fotografia e no vídeo

Técnicas de Fotometria
Técnicas de Fotometria - medição de luz
Canon Distribuidora Oficial

Fotometria é um pilar fundamental das habilidades do fotógrafo e do cinegrafista. Sem o domínio da fotometria podemos terminar com fotos ou takes com luminosidade errada, mais claros ou escuros do que queremos, sobrecarregando a pós-produção.

Medir e avaliar a luz, para assim decidir sobre a exposição adequada, nem mais clara nem mais escura do que queremos, é uma das partes mais importantes de toda a técnica fotográfica e videográfica, neste vídeo trago um conjunto de dicas importantes, que vão do funcionamento do fotômetro da câmera ao uso do histograma, passando por formas de fotometria para quem busca uma imagem mais pronta na câmera, ou também para quem busca um melhor arquivo para tratamento na pós produção.

Mas vamos falar de fotometria que é o tema deste artigo, veja:

É importante ressaltar aqui que não existe uma fotometria certa para tudo, o que existe é atingirmos ou não os objetivos de cada fotografia, de cada cena. Se buscamos uma super limpeza visual, com muito brilho, podemos querer uma imagem mais estourada de propósito assim o certo será a sobre exposição. Por outro lado, se queremos um clima soturno, sombrio, a sub exposição pode ser o caminho correto. Ainda assim, usar o ferramental citado no vídeo, especialmente o histograma, é fundamental para não perder informações, seja nas altas ou baixas luzes.

Este vídeo faz parte da série 5 Dicas, aqui no Blog Audiovisual já vimos o episódio 5 Dicas para Fotografar Shows , o 5 Dicas para a Fotografia de Natureza e o 5 Dicas para composições criativas. Ainda teremos outros episódios adiante envolvendo diversos temas.

Fotometria é, das técnicas fotográficas e videográficas, uma das que exige mais treino e tempo para o aperfeiçoamento, sendo assim, saia para a rua, vá para parques, chame amigos e amigas e simule situações reais de trabalho para que você possa produzir imagens e avaliar em seu computador, e assim ir ajustando seus procedimentos, melhorando sua técnica para ter cada vez mais preparo e certeza do que fazer na hora do trabalho.

Agora é sair para fotografar gravar, bons clicks e takes para vocês,

Armando Vernaglia Junior

Curtiu a matéria? Deixe aqui seu comentário!
Armando Vernaglia

Armando Vernaglia

Fotógrafo profissional com mais de vinte anos de experiência nos mercados de fotografia de publicidade, arquitetura, interiores, turismo, shows e eventos empresariais, é também cinegrafista nas mesmas áreas.
Há anos dedica-se ao ensino de fotografia, cinema, vídeo e história da arte, tendo aplicado cursos, workshops e palestras em diversas cidades do Brasil como Recife, João Pessoa, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santos e Campinas, além de São Paulo, cidade onde nasceu e vive.
​Parceiro oficial da Canon do Brasil e também da Seegma, escreve artigos e publica fotos em revistas e portais sobre fotografia no Brasil e no exterior. É também autor do livro digital “Como Fazer Vídeos”, lançado pela editora iPhoto.